Biografia

O pastor Falcão foi um dos grandes líderes batistas, cuja vida integra e exemplar tornou-se um referencial para muitos crentes. Pr. Falcão é admirado por sua coerência, moralidade e espiritualidade.

Ele ajudou gerações a ver a Igreja com outros olhos. Suas aulas de aconselhamento pastoral, eclesiologia e evangelismo não deixaram a chama apagar em muitos corações. Seu senso pastoral, prático e equilibrado fez dele um exemplo para muitas gerações.

Ele nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 21 de janeiro de 1930, filho de Arlindo Matinho Falcão e Maria Mendes Falcão. Aos seis de idade, começou a frequentar a então congregação da Primeira Igreja Batista de São Paulo em Parada Inglesa. Converteu-se a Cristo aos 13 anos de idade e foi batizado em junho de 1943 pelo Pastor Rubens Lopes no antigo templo da Igreja Batista de Vila Mariana. Aos 16 anos veio para o Seminário Betel, no Rio de Janeiro, concluindo depois o seu curso no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, em 1952. Foi consagrado ao pastorado na Igreja Batista da Lapa, em São Paulo, no dia 27 de dezembro de 1952.

Durante o ano de 1953, foi pastor itinerante no Estado de São Paulo. Em 1954 casou-se com Zênia dos Santos e foi pastorear a Igreja Batista de Promissão, passando depois pelo pastorado das igrejas de Quatá, Piracicaba, Vila Industrial, vindo para o Rio de Janeiro em 1960 para pastorear a Igreja Batista de Acari. Foi pastor também da Igreja Batista da Liberdade, no Rio de Janeiro e da Primeira Igreja Batista de Irajá em dois períodos totalizando 17 anos, sendo eleito Pastor Emérito desta igreja. Quando no Seminário, trabalhou na Junta de Missões Nacionais como assistente do Dr. L.M. Bratcher.

Em 1960, começou a trabalhar na antiga Junta de Escolas Dominicais e Mocidade, onde ocupou várias funções, inclusive a de Diretor Geral Interino. Foi Secretário Geral da Junta Executiva da Convenção Batista Brasileira por 17 anos, sendo eleito Presidente Emérito da CBB.

Escritor de vários livros e era conhecido pelos batistas de todo o Brasil como autor da coluna Parábolas Vivas, mantida em O Jornal Batista desde 1951.

Foi professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil do Sul, onde contribuiu para a formação de gerações de pastores e líderes. Atuou como Diretor da JUERP – Junta de Educação Religiosa e Publicações, Secretário Executivo da Convenção Batista Brasileira, e seu vice-presidente em duas ocasiões, foi ainda o idealizador e fundador em 1980 da UBLA – União Batista Latino Americana tendo sido seu presidente por duas vezes. Aposentado desde 1984, atuava como professor de Ética Cristã no CIEM – Centro Integrado de Educação e Missões, RJ, e dedicava seu tempo a escrever.

O Senhor tomou para si na madrugada do dia 23 de dezembro o querido pastor JOÃO FALCÃO SOBRINHO. Ele faleceu em casa aos 84 anos.

Texto: Missões Nacionais